2.4.11

Banana Yoshimoto

Yoshimoto Mahoko nasceu em 1964, é filha de Yoshimoto Takaaki, mais conhecido por Ryumei, provavelmente o filósofo e crítico mais importante e influente, que emergiu nos anos 60. Yoshimoto cresceu numa família liberal de esquerda e com significativamente mais liberdade do que uma típica jovem japonesa.



Após terminar a licenciatura em Literatura no Nihon University's Art College, Mahoko adoptou deliberadamente o pseudónimo andrógino Banana, numa altura em que iniciou o seu percurso de escritora, sendo que os seus primeiros trabalhos foram escritos enquanto trabalhava como empregada de balcão em Tóquio. 
Uma das maiores influências na sua escrita, tanto em estilo como em conteúdo, é o trabalho de Stephen King, do qual é admiradora. Mais tarde procurou inspiração também em Truman Capote e Isaac Bashevis Singer.


  • «Banana Yoshimoto é um dos nomes mais consagrados entre as novas escritoras asiáticas.» Lux Woman
  • «Banana Yoshimoto continua a ser referida, em todo o mundo, como uma das mais estimulantes “novas escritoras” asiáticas. E não há neste juízo, diga-se, o mínimo exagero.» José Mário Silva, Diário de Notícias
  • «A escrita de Yoshimoto é lúcida, intensa e desarmante.» The New York Times
  • «Yoshimoto é um mestre da narrativa – Nas suas histórias a sensualidade é delicada, disfarçada, mas extremamente poderosa.» Chicago Tribune

Maria Antonia Miranda

1 comment:

Anonymous said...

Adoro os livros dela :).