13.2.07

Murakami Haruki 村上春樹

Nasceu a 12 de Janeiro de 1949 na cidade mais tradicional do Japão, Quioto. É um dos mais conhecidos escritores japoneses da actualidade publicando vários best-sellers e colecções de contos. Apesar de ter nascido em Quioto, Murakami Haruki, viveu a maior parte da sua juventude em Kobe. O seu pai era filho de um monge budista e a sua mãe vinha de uma família de comerciantes de Osaka. Ambos ensinavam literatura japonesa.

Estudou literatura grega na Universidade de Waseda (Soudai), onde conheceu a sua mulher Yoko. Ainda nos tempos de juventude o seu primeiro trabalho foi numa loja de discos (exactamente como acontece com um dos personagem principais, Toru Watanabe do livro Norwegian Wood). Antes de terminar os estudos, Murakami abriu um bar de jazz "Peter Cat (Gato Pedro)" em Tóquio, que funcionou entre 1974 e 1982.

Em 1986, após o enorme sucesso do seu romance "Norwegian Wood", uma história subtil, encantadora, profunda e muito sensual de um amor destinado à tragédia.deixa o Japão para viver na Europa e América, mas regressou ao seu país em 1995 por altura do terramoto de Kobe, onde passou a sua infância, e do ataque no metro de Tóquio de gás sarín que a seita Aum Shinrikyo (A Verdade Suprema). Mais tarde Murakami escreveu sobre ambos os acontecimentos. Em "Underground", Murakami compõe as entrevistas que realizou a dezenas de vitimas do gás sarin e a vários membros da Aum Shinriko, tecendo uma narrativa em que procura compreender a relação entre o atentado e a mentalidade japonesa.

A ficção de Murakami, que alguns a colocam na literatura pop japonesa, é humorística e surreal, e ao mesmo tempo reflecte a solidão e a ânsia de amor que de alguma forma consegue comover tanto os leitores orientais como os ocidentais. De destacar a influência dos autores que traduziu: Raymond Carver, Francis Scott Fitzgerald, Raymond Chandler ou John Irving e os quais considera os seus maestros.
Outra das características que encontramos nos títulos de Murakami são as referências musicais, como Dance, Dance, Dance (The Dells), Norwegian Wood (Beatles), ou South of the Border, West of the Sun (Nat King Cole). Este gosto pela música aparece em toda a sua obra.
No final do ano de 2005, Murakami publicou uma colecção de historias curtas intitulada Tokyo Kitanshu (traduzindo livremente como "Mistérios Toquianos"). Recentemente publicou uma antologia de histórias curtas "Histórias de Aniversários", que inclui histórias de muitos escritores anglo-saxónicos. Em Portugal foram editados estes livros:
- Norwegian Wood (2004)
- Sputnik, Meu Amor (2005)
- Crónica do Pássaro de Corda (2006)
- Kafka à Beira-Mar (2006)
- Underground - O Atentado de Tóquio e a Mentalidade Japonesa (2006)

Fernando Ferreira

1 comment:

Anonymous said...

"Em busca do Carneiro Selvagem", "A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol" e "After Dark, Os Passageiros da Noite" também foram editados em Portugal.