28.9.07

A Chave


A Chave
Junichiro Tanizaki
Cia das Letras-2000
ISBN9788535900347





A Chave trata da história de um professor universitário que não consegue mais satisfazer sexualmente Ikuko, sua esposa voraz. Voraz e pudica ao mesmo tempo, ela não cansa de repetir uma ladainha sobre sua ‘educação tradicional’ que não a permite ultrapassar certos limites. Mas o pobre homem tenta, com muito empenho, encontrar uma solução para a sua fraqueza. Vai à procura de opinião profissional, opinião não profissional, massagens, remédios diversos ao ponto de comprometer sua saúde. Um dia, observando Kimura,um jovem estudante que freqüenta sua casa, e que seria, em princípio, um partido para sua filha, o professor descobre que o ciúme é um excelente estimulante. Assim começa um jogo perigoso. O mais interessante é que a história é contada através do diário do professor e da sua esposa. Cada um mantém um diário e desconfia que o outro o lê às escondidas. Ou quer que o outro leia?



Eis um trecho do diário de Ikuko:


Meu marido escrevera que "se tivesse em seu lugar e tivesse de dizer qual das duas mais me atrai, diria certamente que a mãe, apesar de sua idade." Mas ao mesmo tempo "No entanto Kimura não parece se definir". E ainda "Não estaria ele tentando comprar a confiança da mãe para através dela procurar chegar a Toshiko?" Eram as dúvidas que meu marido por vezes se colocava. Eu odiava que ele as tivesse. Queria que acreditasse que Kimura só amava a mim e que não hesitaria em fazer sacrifício algum por mim. Se assim não o fizesse, não aumentaria nele o violento ciúme que sentia de Kimura."


Toshiko é a filha do casal, ela também acaba participando deste jogo erótico, ajudando, por exemplo, a mãe a se encontrar às escondidas com Kimura, às vezes, emprestando o próprio quarto que alugara por não suportar mais, segundo ela, a vida desregrada que o pai e a mãe levavam.


É difícil escolher ‘um’ dos livros de Tanizaki, mas este está entre os meus preferidos.

Leila Silva Terlinchamp

5 comments:

Sara F. Costa said...

A história parece muito cativante! Vou tentar encomendar o livro! Bom artigo, como a Leila já nos habituou!

Anonymous said...

Li e gostei muito, sobretudo da sensualidade sempre ao flor da pele. Tudo muito implicito, com leves tragos, à boa maneira japonesa.

Marilia Kubota said...
This comment has been removed by the author.
Marilia Kubota said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Acabei de ler agora o romance.
E gostei muito da forma como está escrito o livro. Uma história de dominação sexual em diários paralelos.
Um título a ler!